Veja Algumas Dicas de Como Usar Prateleiras em Diferentes Espaços

18/06/2019
Veja Algumas Dicas de Como Usar Prateleiras em Diferentes Espaços

A parede lateral da sala foi tomada por prateleiras, que variam de comprimento e, intercaladas por nichos, criam efeito de estante aérea. Alinhadas com o topo do rack e com a linha da pintura azul, elas também reforçam a horizontalidade e estimulam o olhar a percorrer todo o espaço.



 


Refletidas nos espelhos, as prateleiras duplicaram no ambiente e até o rack suspenso aparece como um "L". As peças, embora variem de cor, formam um mix discreto e em sintonia com a decoração.



 


Na cozinha, o espaço que poderia ter um armário fechado foi aproveitado com prateleiras, que servem para organizar e deixar à mostra potes de grãos e temperos. Como foi estabelecido um padrão visual, além de embelezar o ambiente, a composição facilita a rotina dos moradores.



 


Neste espaço gourmet, prateleiras de madeira unificadas formam um modelo em "U". Longa, a peça emoldura e protege a parte de cima dos armários aéreos, da porta e da geladeira, como também serve de base para a colocação de plantas e quadros decorativos.



 


Fininhas e semelhantes a lâminas espelhadas, as prateleiras foram utilizadas para suavizar a presença da madeira, que aparece em peso neste projeto. Fixadas nas paredes, elas acompanham o formato da bancada, que da cadeira em diante também rende uma prateleira mais estruturada.



 


Para se integrarem com os móveis e a parede de tijolos onde estão fixadas, as prateleiras seguem a mesma proposta de cores do quarto e só foram instaladas depois que a posição de cada elemento decorativo foi previamente estabelecida.



 


Estas duas prateleiras se complementam e apresentam funções distintas. A inferior é usada como bancada para refeições e a de cima apoia a TV e objetos decorativos. Juntas, enquadram a arte ao fundo da parede, que remete à cidade de São Paulo.



 


Neste projeto, as prateleiras de concreto armado apresentam múltiplas funções, além de alongar visualmente o ambiente. Servem de aparador, rack e banco extra na sala de estar e ainda camuflam tomadas e dão suporte à marcenaria instalada na parede.



 


Prateleiras também podem ser utilizadas para criar móveis modernos e descontrair ambientes. Nesta sala, por exemplo, elas foram conectadas umas às outras pelas extremidades e, como uma grande estante com linhas sinuosas, aparam enfeites e dividem o ambiente social ao meio.



 


Extensiva, a bancada que ajuda a separar cozinha e sala também as integra, avançando em direção à parede como uma prateleira. A peça, como está fixada sobre o armário amarelo, também cria um nicho inferior que pode ser utilizado para guardar miudezas.


@GLOBOCONSTRUTORA