Já Pensou em Fazer um Cronograma para sua Faxina ?

24/04/2019
Já Pensou em Fazer um Cronograma para sua Faxina ?

Deixar a limpeza e organização da casa em dia deve envolver certa programação. Para quem já é um expert no assunto, é mais fácil identificar a frequência de higenização de cada cômodo, bem como os dias em que é necessário fazer uma faxina completa. Mas para os iniciantes no cuidado com a casa, a dica é criar uma espécie de cronograma ideal para a sua rotina, estabelecendo prioridades de limpeza diária, semanal ou mensal. Confira nossas sugestões.



Para limpeza diária
Devido ao uso corriqueiro, as louças e a pia da cozinha merecem limpeza todos os dias.“A louça suja deixa muitos resíduos dentro e fora da pia, por isso é necessário lavá-la com água e sabão neutro sempre que a louça for finalizada”, aponta João Pedro Lúcio, coordenador técnico da Maria Brasileira, franquia especializada serviços gerais e de limpeza.
O mesmo serve para a parte molhada do banheiro. “O banheiro é um local que acumula muitas bactérias, então o ideal é sempre lavar a pia, de maneira simples, após a higienização pessoal, como escovar os dentes ou fazer a barba”.

Para limpeza semanal
Passar um pano no chão é uma tarefa rápida, que pode ser feita até mais de uma vez na semana, para conservar a higiene e evitar o acúmulo de poeria. A excessão vai para casas com animais de estimação que merecem limpeza mais frequente.
De volta aos cômodos molhados, a água do banheiro é um dos ambientes preferidos para as bactérias, por isso, é necessário não deixá-las fazer a festa na privada e no boxe. "Salvo algumas exceções, o vaso sanitário pode ser lavado uma vez por semana. O ideal é sempre utilizar um produto forte para matar as bactérias, como a água sanitária”, instrui o profissional. Já para a estrutura que envolve a ducha, uma limpeza com sabão neutro mais pesada e semanal é imprescindível, uma vez que pode haver formação de crostas de sujeira no vidro e na ferragem. Esses cuidados também vão fazer com que as ferramentas durem por maior tempo.

Para limpeza quinzenal
A limpeza dos móveis e superfícies variadas podem receber a higenização menos frequente. "Sempre indico utilizar primeiro um pano seco que não solte pelos e depois finalizar com o uso de produtos indicados para tal finalidade", sugere o especialista quanto à eliminação do pó.
O fogão também pode esperar a faxina quinzenal, caso você o mantenha livre de respingos de alimentos por bastante tempo. “O ideal é sempre passar um pano após o uso do fogão, mas a limpeza de peças e vidros pode ser realizada a cada 15 dias para evitar o acúmulo de gorduras e bactérias”, enfatiza. Para peças de inox, evite produtos químicos abrasivos e esponjas muito duras, que podem manchar e riscar o eletrodoméstico.

Para limpeza mensal
Há lugares que muitas pessoas se esquecem de limpar com determinada frequência, como por exemplo a geladeira, que possui alta rotatividade de alimentos maduros ou até estragados. “Deve-se limpar com uma solução com água e detergente neutro sem perfume, sempre utilizando uma esponja macia”, indica o João.
Os vidros das janelas também entram nessa categoria. “Para não riscar ou manchar os vidros, é necessário usar detergente neutro, limpa-vidros para polir a superfície, uma esponja macia e sempre secar as superfícies com panos adequados”.

@GLOBOCONSTRUTORA