Gostaria de ter um apartamento sustentável?

08/11/2018
Gostaria de ter um apartamento sustentável?

O que muitos não sabem é que este modelo de arquitetura pode ser utilizado não somente em sobrados e casas, mas também em apartamentos. Para isso, basta realizar algumas mudanças em seu apartamento que irão ajudar não somente a sua carteira, mas também o planeta.



Para deixar o seu apartamento mais sustentável, separamos algumas dicas e sugestões. Você verá como é fácil economizar e ainda ajudar o planeta. Confira:
Primeiro vamos trocar as lâmpadas!



O primeiro passo para garantir que seu apartamento se torne eco friendly é optar por lâmpadas que consumam menos energia elétrica. Os principais modelos são: LED, fluorescente e as incandescentes.



Saiba a diferença entra cada uma delas:



LED – A moderninha ecológica
Os modelos de LED são os mais modernos e foram datadas como as lâmpadas do futuro. A sua principal vantagem é a economia no gasto de energia, se comparada às lâmpadas incandescentes, por exemplo, além da sua durabilidade. Porém, em contra partida, na hora de adquiri-las saem um pouco mais caras que as outras opções.
Fluorescentes – Cuidado ao descartá-la!
As lâmpadas fluorescentes surgiram como uma versão mais ecológica que as incandescentes, porém ainda não são a melhor opção. Elas são produzidas com mercúrio, uma substância muito prejudicial ao meio ambiente. Então, na hora de descartá-las, alguns cuidados precisam ser tomados!
Portanto, este modelo está em um patamar intermediário de economia entre as incandescentes e as lâmpadas de LED.



Incandescentes – As vilãs da economia e eficiência
A lâmpada incandescente já foi uma das mais utilizadas nas arquiteturas brasileiras. Devido ao seu baixo custo de compra, muitos preferiam este modelo. Porém, se você busca economia no gasto de energia e ainda tornar o seu apartamento ecológico, esta não é, nem de longe, a melhor opção. Este modelo é um dos que emitem mais luz, porém, a converte em calor, não sendo tão eficiente energeticamente.
Por conta do grande número de desvantagens, as lâmpadas incandescentes deixaram de ser comercializadas!
Portanto, o modelo mais indicado, mesmo sendo um dos mais caros do mercado, são as lâmpadas de LED, por possuírem muitas vantagens ecológicas e econômicas.
Nos apartamentos maiores, uma boa sugestão é instalar sensores de movimento, assim as luzes só serão acessas quando necessário. Esta tecnologia é indicada para espaços de passagem.



O que acha de motorizar o consumo de eletricidade?



 


Para ter um apartamento totalmente ecológico, somente trocar as lâmpadas não basta! É possível motorizar o consumo para se programar no quanto será gasto mensalmente. Desta forma, você pode ajustar os aparelhos eletrônicos e economizar na conta do fim do mês.



Os painéis solares são uma ótima opção para tornar o apartamento sustentável.



Este é um investimento realmente elevado. Hoje são disponibilizados até créditos específicos para quem deseja ter painéis solares em casa. Porém o retorno deste investimento é altíssimo a médio e longo prazo, tanto para o planeta quanto para o seu bolso.
Conheça as principais vantagens e desvantagens de utilizar a energia solar:
Vantagens
- É uma energia renovável, portanto nunca se acaba;
- É uma forma limpa de energia, pois não emite nenhum tipo de poluentes ao meio ambiente;
- É possível reduzir o custo de energia elétrica utilizando os painéis solares.
Desvantagens
- O custo de compra e instalação dos equipamentos é alto;
- Se você mora em uma cidade onde os índices de luz solar são baixos, este equipamento não é o mais indicado;
- No período da noite não há produção de energia.



Não se esqueça dos chuveiros e descargas



A água potável é um dos bens mais escassos do planeta, portanto prefira chuveiros com baixo fluxo.
Dica: quando for tomar banho, enquanto a água não esquenta, reserve-a em um recipiente e use para regar as plantas ou lavar roupa. Assim, você economiza água e ainda contribui com o meio ambiente.
No caso das descargas, é possível encontrar modelos com dois fluxos de água, assim você pode utilizar somente a quantidade necessária.



Prefira eletrodomésticos de baixo consumo.
Ao comprar novos eletrodomésticos e eletrônicos para o apartamento, verifique o nível de consumo. Assim é possível planejar a economia antes mesmo de utilizá-los!



Aposte em uma área verde no apartamento.
Além de trazer benefícios estéticos à decoração do ambiente, ter plantinhas no apartamento pode ajudar a economizar energia elétrica, sabe por quê?
As arquitetas paisagistas Helô Botelho Caparica e Fabíola Lieberg explicam: “cultivar espécies dentro de casa, além de trazer conforto estético, agregando vida e movimento à decoração, pode ajudar a amenizar a temperatura e, em alguns casos, servir até como anteparo acústico para filtrar os ruídos que vêm da rua.”



Ou seja, nos dias quentes, as plantas podem ajudar a regular a temperatura do ambiente e ainda reduzir o uso do ar condicionado ou do ventilador.



O seu apartamento possui varanda? Que tal decorá-la com um jardim vertical?



Para varandas menores, as plantas suspensas são perfeitas! Prefira plantinhas com um tamanho reduzido e aposte na sua criatividade para escolher como irá suspendê-las. Uma boa pedida são os paletes ou vasinhos coloridos.



A horta vertical é perfeita para deixar o seu apartamento ainda mais eco friendly.


Você pode reciclar pequenos potes de vidro para colocar os frutos ou comprar alguns vasos específicos para este tipo de cultivo. Depois de escolher como vai plantá-las, é só fixar na parede ou em paletes de madeira.

@GLOBOCONSTRUTORA