Confira Dicas para cuidar do seu Jardim no Inverno

10/07/2019
Confira Dicas para cuidar do seu Jardim no Inverno

Assim como as pessoas, as plantas também sentem "na pele" as mudanças climáticas. A chegada dos dias frios pede cuidados específicos e atenção redobrada para que seu jardim cresça saudável e permaneça cheio de vida durante o inverno. Os ventos fortes, rajadas e a fuga do sol, por exemplo, são só algumas das dificuldades que precisam ser contornadas ao longo da estação mais fria do ano.     

"É preciso lembrar que, no inverno, existe uma diferença de iluminação e as plantas acabam recebendo menos luz. A primeira coisa a se atentar é perceber como a luz natural muda dentro de casa", explica Lucas Midio, arquiteto e consultor de paisagismo. Assim, a troca de lugar dos vasos ou o remanejamento do jardim pode ser necessário. "Você vai precisar empurrar as plantas para mais perto da fonte de luz para elas se manterem bem", aconselha o especialista.



Como deve ser a rega no inverno?
Além das alterações na iluminação, a queda das temperaturas também implica em mudanças na rotina de rega, que deve ser consideravelmente menor nesse período. "Como as plantas estão com a atividade metabólica reduzida, essa água não é usada para os processos metabólicos e fotossintetinzantes e fica empoçada na região da raiz", explica Midio. O excesso de água e umidade, por sua vez, pode provocar o apodrecimento da raiz e o surgimento de pragas oportunistas e fungos.



 


Poda e manutenção
Talvez você não saiba, mas o inverno é uma das épocas mais propícias para a realização da poda, que deve ser feita no finalzinho da estação. Nesse momento, as plantas entram em um período de dormência que potencializa seu crescimento próximo a chegada da primavera. "No inverno, as plantas não produzem tanta energia. É um momento bem favorável para a poda, pois, assim que a temperatura subir, elas redistribuem esses hormônios e reforçam o crescimento", ressalta o consultor.



 


As podas de manutenção também são mais do que bem-vindas nessa época. Retirar galhos e folhas mortas prolongará a vida das plantas e fará toda a diferença para o resto do ano. "Esses resíduos são áreas suscetíveis ao apodrecimento e aparecimento de decompositores, já que o excesso de material orgânico atrai pragas. E como a planta está nesse estado mais dormente, é o momento ideal para elas atacarem".



Adubação
Assim como a rotina de rega, a adubação precisa ser revista durante os dias mais frios. O excesso de matéria orgânica por conta da fertilização do solo também pode proporcionar o surgimento de pragas indesejadas, justamente porque a planta não utilizará todos os nutrientes. Quem aproveitará essa adubação, na realidade, será o fungo!



 


Cuidados com cactos e samambaias
Espécies como cactos e samambaias costumam gerar muitas dúvidas sobre quais os cuidados necessários para o inverno, mas a verdade é que a manutenção dessas espécies não precisa ser um pesadelo. "Todas as nossas plantas nativas já estão habituadas ao regime solar da época do inverno brasileiro. No ambiente natural, elas sabem que será uma época de estiagem e com menos luz", explica Lucas. "Em casa, o ideal é aproximar esses cactos da zona que recebe mais sol na casa para que eles se mantenham saudáveis, e depois retirar, se for o caso. Lembre-se que, na natureza, essas plantas permanecem sob o sol durante até 8h por dia".



 


Para as samambaias não tem segredo. As mais comuns são de áreas úmidas e nunca devem ser expostas diretamente ao sol. "Mantenha-as em um local que receba apenas luz difusa ou rebatida. As samambaias também não gostam de vento, então colocá-las próximas a uma corrente de ar é um grande erro", reforça.

@GLOBOCONSTRUTORA