Confira como Combater e Prevenir o Mofo em Armários

16/07/2020
Confira como Combater e Prevenir o Mofo em Armários

E o mofo adora armários e closets, já que é causado pela ação dos fungos que se proliferam em ambientes quentes, escuros, úmidos e com pouca ventilação. Mas, calma, te ensinamos em cinco passos como combatê-lo com cuidados simples:

1. Limpe
Ao notar mofo nos armários, retire tudo de dentro e remova a camada de fungo com um pano ou esponja umedecida em vinagre branco de álcool. Se houver manchas, esfregue levemente. Espere secar e reponha as roupas. Caso o surgimento do mofo seja recorrente, posicione potinhos com bicarbonato de sódio nas extremidades dos nichos e gavetas. Outra solução são os sachês de sílica granulada, à venda em lojas de produtos de limpeza, home centers ou supermercados.



2. Forre
Para evitar que o pó se instale em roupas e demais acessórios, uma dica é forrar as gavetas com tecido. Aproveite para transformar retalhos em forro: costure uma fita de cetim nas laterais e borrife uma essência de lavanda, capim-cidreira outra de sua preferência no lado oposto ao que ficará em contato com as peças. Periodicamente, retire o forro para lavar. Sachês de algodão e bolinhas de argila expandida também são bem-vindos para manter o cheirinho agradável. Para perfumá-las, mergulhe-as por dois dias em um recipiente com essência e deixe-as secar pelo mesmo tempo.

3. Organize
Fazer uma limpeza periodicamente, além de higienizar, ajuda a desapegar de itens que só juntam pó. Além disso, roupas e sapatos desorganizados causam sentimentos negativos, como ansiedade, e só fazem perder tempo na hora de procurar algo. Para arrumar o guarda-roupa e o closet, esvazie o espaço completamente. Limpe o piso, as paredes e as prateleiras. Descarte itens que não servem mais. Divida as roupas por tons, funções e de acordo com as estações. Providencie caixas ou gavetas para peças pequenas, como cintos, meias e cachecóis.



4. Guarde limpo
Ao chegar em casa, deixe sapatos e roupas usados em locais ventilados antes de guardá-los. Se estiverem sujos, lave-os antes de guardar. Se houver sapatos, bolsas ou peças de roupa emboloradas ou com mau cheiro, retire-as e limpe-as antes de devolvê-las ao armário. Para manter o mofo sob controle, a limpeza permanente é o melhor caminho.



5. Ventile
A ventilação ajuda a evitar o mofo. Portanto, mantenha janelas abertas durante o dia para o ar circular e entrar luz. Se for possível, deixe também as portas dos armários abertas por pelo menos meia hora por dia.


@GLOBOCONSTRUTORA