Clima Retrô em Casa: Confira Algumas Dicas para Dar um Toque mais Antigo na Cozinha

29/01/2020
Clima Retrô em Casa: Confira Algumas Dicas para Dar um Toque mais Antigo na Cozinha

Há quem prefira a decoração moderna, mas vamos admitir que uma cozinha retrô é cheia de charme. Você pode optar por um estilo mais cara de avó ou campestre rústico, porém, em ambos a marcenaria se sobressai, juntamente aos acabamentos que remetem ao passado.


Pensando nisso, as dicas abaixo vão fazer o seu ambiente culinário viajar algumas no tempo.



1. Aposte na madeira
Imagine uma cozinha de uma casa de campo. Provavelmente, você imaginou móveis rústicos e uma bancada de madeira. Por ter um tom quente e dar um aspecto rústico, o material é o toque acolhedor para os quatro cantos da casa. Na cozinha, opte por acabamentos mais naturais nas portas dos armários e, para quem não pode reformar, preencha o espaço com elementos que utlizam esse mesmo material, como um porta-utensílios, colheres de pau, tábuas à mostra e fruteiras.


2. Azulejos estilosos
Os ladrilhos hidráulicos tendem a dar um toque retrô na decoração. Eles podem fazer parte do chão ou até preencher a parede entre a bancada e os armários suspensos. Outro tipo de azulejo que vai bem com uma pegada rústica são os de metrô, que voltaram com tudo na nos projetos de decoração.


3. Puxadores de estilo
O puxador das gavetas e armários podem mudar o visual a partir dos detalhes. Inclusive, se você tem medo de ousar nas cores e texturas, eles podem ser a opção ideal para dar o toque retrô que faltava. Neste projeto, puxadores de cerâmica da artesã Deuzani Gomes dos Santos, do Vale do Jequitinhonha foram usados para dar identidade à cozinha da designer Maria Fernanda Paes de Barros, da Yankatu.


4. Prateleiras e instrumentos à vista
Deixar os utensílios à mostra pode dar um toque campestre ao ambiente culinário de forma simples. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar e tomar o espaço para realizar os preparos. Para quem tem a cozinha pequena, vale apostar em prateleiras que ocupam menos espaço que armários fechados e ainda podem fazer com que os seus pertences integrem a decoração.



5. Tons pastel
Utilizar os tons pastel para colorir a marcenaria vai levar a sua cozinha de volta para os anos 1950. Tons de azul, verde e até rosa podem dar essa personalidade ao cômodo, fugindo do óbvio.


6. Um toque industrial
Deixar a coifa à mostra ou fazer uma prateleira suspensa em serralheria também pode ajudar na tarefa de dar um toque retrô à cozinha. Além disso, essa técnica vai muito bem junto aos azulejos de metrô.

@GLOBOCONSTRUTORA